REFORMA POLÍTICA
O senador Alessandro Vieira é um dos autores da Proposta de Emenda Constitucional que tem por objetivo reduzir 1/3 do número total de congressistas. Caso aprovada, o Senado ficaria com 54 senadores e a Câmara com 342 deputados, contra os atuais 81 senadores e 513 deputados. A ideia da proposta é dar não só mais agilidade ao Congresso e aumentar a transparência, como gerar alívio aos cofres públicos.

MEIO AMBIENTE
O deputado estadual Davi Maia, juntamente com membros da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Alagoas, apresentou uma carta direcionada ao presidente da República sobre as manchas de óleo no Nordeste. O documento é resultado de uma audiência pública com parlamentares, secretários do meio ambiente, ONGs, universidades e demais entidades ligadas ao setor. Em Brasília, o deputado federal Felipe Rigoni assinou um requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a origem das manchas de óleo no litoral nordestino.

COMBATE ÀS DROGAS
O deputado estadual Heni Ozi Cukier teve seu primeiro projeto de lei sancionado pelo governo do Estado de São Paulo. A proposta, que define uma Política Estadual de Drogas, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de São Paulo. O objetivo da nova lei é tratar o problema como uma política de Estado e não de governo, para que as soluções propostas tenham continuidade e a garantia de um planejamento de longo prazo.

PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS
Ainda em São Paulo, a deputada estadual Marina Helou participou da primeira reunião semestral do Conselho Executivo do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, da qual é presidente. O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de São Paulo, da UNICEF e do governo do Estado. Neste primeiro encontro foi apresentado o plano de trabalho para os próximos dois anos e o relatório das atividades já realizadas.

EMPREENDEDORISMO NA JUVENTUDE
O deputado federal Lucas Gonzalez participou do 5º Fórum de Juventude do BRICS, que inclui os países Rússia, China, Índia, África do Sul e Brasil. O Fórum tem por objetivo elaborar e definir uma agenda de prioridades para as políticas públicas da juventude. O tema deste ano foi “Empreendedorismo e Novas Tecnologias: Como canalizar o potencial da juventude do BRICS para o desenvolvimento”. Tendo o empreendedorismo na juventude como um dos pilares de seu mandato, Lucas Gonzalez fala mais sobre o tema no vídeo!