RENOVAR O BRASIL
Neste sábado vai acontecer a maior ação dos mais de mil alunos do RenovaBR em 445 cidades do Brasil. A atividade intitulada “Renovar o Brasil” faz parte do curso RenovaBR Cidades, na qual cada aluno fará uma ação de renovação urbana na sua cidade. As atividades propostas passam pelas mais diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, transporte, inclusão e tecnologia. O objetivo é impactar positivamente os municípios e testar a capacidade de mobilização dos alunos, que pretendem entrar para política no próximo ano.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O projeto de lei do deputado federal Luiz Lima, que acelera divórcio em casos de violência doméstica, foi aprovado na segunda discussão no plenário da Câmara dos Deputados. A proposta que modifica a Lei Maria da Penha e o Código de Processo Penal para garantir que as ações de divórcio ou de dissolução de união estável tenha preferência, aguarda agora sanção presidencial.

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA
Em Alagoas, o projeto de lei do deputado estadual Davi Maia, que atualiza a nova Região Metropolitana de Maceió, foi aprovada na Assembleia Legislativa. A proposta que teve destaque na imprensa local, tem o intuito de estabelecer critérios para que os 14 municípios da região possam integrar serviços como transporte, saúde pública e saneamento básico com a capital.

MAIS TRANSPARÊNCIA
Na Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de lei do deputado estadual Heni Ozi Cukier, que impõe regras para a publicidade estatal, foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A proposta tem como objetivo esclarecer ao cidadão a autoria dos gastos e os custos dos anúncios publicitários realizados por órgãos públicos do estado de São Paulo. A nova regra vai ao encontro da legislação eleitoral já existente que obriga o candidato ao cargo eletivo de informar a autoria e os valores gastos com sua propaganda eleitoral.

IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO
Fechando o mês Setembro Amarelo de conscientização e prevenção ao suicídio, a deputada federal Tabata Amaral organizou seminário público sobre suicídio na juventude em São Paulo. O objetivo do evento foi ampliar a agenda legislativa por meio de debates e escuta das necessidades da população, recebendo sugestões sobre a temática do suicídio entre jovens. Neste encontro, participaram grandes especialistas de saúde sobre o assunto que mostraram como ainda a desigualdade social no país é um dos fatores para maior prevalência de casos de depressão.