Liderança do RenovaBR, a deputada Joenia Wapichana é uma das autoras do projeto que institui um auxílio emergencial aos povos indígenas no valor de um salário mínimo mensal por família enquanto durar o estado de emergência decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Pelo texto, o auxílio pode ser executado sem a necessidade de inscrição das famílias em cadastros sociais anteriores, incluídos os indígenas que residam fora de terras indígenas por razões de estudo ou de tratamento médico. O projeto solicita ainda a distribuição direta às famílias de alimentos, remédios, luvas, máscaras, álcool em gel e material de higiene.

Como coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, Joenia articula a votação no plenário da Câmara das propostas apresentadas nos últimos dias para ampliar a proteção dos indígenas diante do aumento da contaminação pelo novo coronavírus.

Uma delas é a aprovação de uma Proposta de Fiscalização e Controle na formulação e aplicação das medidas governamentais para atender os indígenas durante este período.