Primeira mulher indígena a se eleger deputada federal foi homenageada pelo ativismo
na defesa dos direitos dos índios

Integrante da primeira turma de lideranças formadas pelo RenovaBR, Joênia Wapichana, foi anunciada ontem, 25, uma das vencedoras do Prêmio das Nações Unidas de Direitos Humanos 2018, concedido pela ONU. A solenidade de entrega da premiação, que condecora pessoas e organizações pelas suas conquistas em direitos humanos, acontecerá em dezembro, na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).

Advogada e referência internacional na luta pelos direitos dos índios, Joênia foi a primeira índia a fazer uma sustentação oral na Suprema Corte do país e, neste ano, ao receber 8.434 votos pelo Estado de Roraima, se tornou a primeira mulher indígena eleita deputada federal. “[Este prêmio] vai fazer com que o mundo preste atenção que os povos indígenas são detentores de direitos, que têm seus valores, não somente aquele olhar de cobiça para as terras indígenas, mas que eles são cidadãos, que são pessoas que querem fazer parte da tomada de decisões de muitos processos que estão sendo discutidos dentro dos países”, afirmou Joênia Wapichana ao site da ONU.

De acordo com a ONU, o prêmio é uma oportunidade de enviar uma mensagem clara aos defensores dos direitos humanos em todo o mundo de que a comunidade internacional agradece e apoia seus esforços para promover todos os direitos humanos para todos.

“A eleição da Joênia é simbólica e muito significativa para a democracia brasileira. Sua história e sua trajetória de liderança são inspiradoras. A renovação passa pelo maior acesso de todos à política, pelo debate democrático entre os diferentes pontos de vista e pela busca por soluções convergentes”, destaca Izabella Mattar, diretora-executiva do RenovaBR.

Na eleição marcada por alta taxa recorde de renovação política, o RenovaBR ajudou a eleger dez postulantes ao Congresso Nacional – entre eles, Joênia Wapichana – e seis às Assembleias Legislativas. Ao todo, integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos no último domingo.