Apoiar empresas e salvar empregos durante a pandemia são os objetivos de uma iniciativa de 18 parlamentares de diferentes matizes ideológicas batizado de Câmara Viva.

O grupo conta com quatro ex-alunos do RenovaBR – Tabata Amaral (PDT), Tiago Mitraud (Novo), Felipe Rigoni (PSB) e Marcelo Calero (Cidadania) – e se debruçou sobre os seguintes temas: Auxílio Emergencial; Programa Emergencial de Suporte a Empregos (PESE); Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe); MPV 927 (flexibilização das relações trabalhistas); MPV 936 (suspensão de contrato e redução salarial); e as medidas do Banco Central.

Na prática, os parlamentares analisaram e listaram os entraves encontrados durante a execução de cada uma das medidas emergenciais e agora elaboram sugestões técnicas para que as iniciativas funcionem com a eficiência necessária.

Para o deputado Felipe Rigoni, é preciso dar mais agilidade às medidas para alcançar, com mais velocidade, um número maior de trabalhadores e empreendedores. “O longo prazo para análise dos pedidos de auxílio emergencial e a burocracia para acesso ao crédito destinado a microempreendedores são exemplos de boas iniciativas que travaram no momento da execução”, explica o parlamentar.

Consenso entre todos os especialistas do mundo, a crise econômica, consequência da pandemia e da quarentena, será a pior de todos os tempos no Brasil. Neste contexto, é hora de deixar ideologias e disputas políticas de lado e trabalhar com coesão e espírito de unidade nacional.