Rio de Janeiro – Sábado, 5 de Outubro, um ano antes das próximas eleições municipais no Brasil. Manhã de sol e de muito trabalho para os moradores de Vargem Grande, bairro rural da Zona Oeste do Rio de Janeiro.  Uma ação do Renovar o Brasil uniu cerca de sessenta pessoas para realizar um desejo de muitos anos:  a construção de uma Horta Comunitária.

“Diminuímos a ansiedade do dia-a-dia estando em lugares de troca de energia com a natureza. É gratificante ver este espaço sendo utilizado.”

Localizada na sede da AMAVAG, Associação de Moradores Amigos de Vargem Grande, a horta surgiu com muito entusiasmo. Anos trás, o espaço já tinha sido ocupado por uma horta, mas por conta de uma enchente ela foi destruída.

O projeto teve início através de uma pesquisa local, que indicou uma demanda de muitos anos dos moradores. João Pedro Rocha têm 26 anos, é gestor público e aluno do RenovaBR. Ele abraçou a ideia e resolveu colocar em prática o projeto:

“O objetivo é reforçar e renovar a cultura do bairro de Vargem Grande. Um local historicamente relacionado com a agricultura, sendo fonte de alimento para o resto da cidade, desde os tempos do Império.”

Exposição de desenhos com jovens inspirados pelo ciclo do alimento, pintura do muro da horta, educação ambiental, jardim sensorial, além do plantio de mudas. Uma grande celebração para inspirar e transformar a vida dos moradores. Thais Helena de Souza, autônoma de 29 anos, levou seu filho para a atividade:

“Nós que moramos em bairros adjacentes não temos projetos de inclusão de pessoas. O meu propósito de estar aqui é me ajudar e ajudar meu filho. Ele têm algumas questões emocionais, que a natureza e o plantio ajudam.  Ficamos mais calmos, diminuímos a ansiedade do dia-a-dia, estando em lugares de troca de energia com a natureza. É gratificante ver este espaço sendo utilizado.

Neste primeiro dia, foram plantadas 68 mudas e 11 árvores. Gutto Barros, bioconstrutor de 66 anos e morador de Vargem Grande, participa deste movimento e acredita na reformulação cidadã.

“A partir do momento que realizamos  um projeto como este juntos, adquirimos valores que individualmente não tínhamos. Então é um movimento que surpreende por que engloba um coletivo mais forte que a individualidade. Uma força de afeto comum. E isso transforma uma região, um estado, um país e também um planeta.

O Renovar o Brasil é um exercício do curso de formação política do RenovaBR, uma escola suprapartidária que prepara pessoas comuns para entrar para a política. Ao todo, foram 1,4 mil ações de renovação realizadas em 445 cidades de todos os estados do país.