O deputado federal Lucas Gonzalez, formado pelo RenovaBR em 2018, é presidente da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio na Câmara dos Deputados, que promove do dia 10 ao dia 16 de setembro, mês de conscientização sobre o problema no país, o II Simpósio Nacional sobre o tema.

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, a cada 46 minutos uma pessoa se suicida no Brasil. O número de suicídios têm crescido no país, sobretudo entre crianças e adolescentes. Entre os anos de 2003 e 2013, houve aumento de 10% no número de mortes autoprovocadas entre os mais jovens.

Por conta da pandemia, o evento será online e é aberto para os cidadãos. No ano passado, no primeiro Simpósio Nacional, a Frente reuniu mais de mil pessoas no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados para debater e discutir propostas.

O público recorde demonstrou, de forma muito notória, como o brasileiro busca respostas para o problema que, neste período de pandemia, tem se agravado de forma bastante acelerada.

É importante mencionar que a Câmara aprovou ainda em 2019 duas importantes legislações.  A lei 13968/201, que cria a política nacional de prevenção ao suicídio e automutilação, e a lei 13.968/2019, que tipifica o induzimento à automutilação.

Saiba mais

A Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação nasceu em julho de 2019 com o envolvimento de 211 parlamentares dos mais diversos partidos e Estados.

A Frente se propõe a ser porta-voz dos cidadãos brasileiros na luta pelo fim do suicídio através de três pilares:

·        Fortalecer o vínculo entre os Poderes e a sociedade civil na busca por soluções eficazes e duradouras

·        Formulação e análise de legislações sobre a temática

·        Elaboração de estudos e pareceres sobre suicídio no país