Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2020 foram anunciados na última quinta-feira (20) com ex-alunos do RenovaBR nas primeiras colocações em diferentes categorias.

A escolha dos ganhadores aconteceu através de uma votação popular, de um júri especializado e de jornalistas que cobrem o Congresso.

Pelo público, Alessandro Vieira ficou entre os 25 melhores senadores do Brasil. Já na Câmara dos Deputados, Tabata Amaral, Paulo Ganime e Vinicius Poit ficaram entre os vinte primeiros. Na Categoria Especial Defesa da Educação, Tabata conquistou o terceiro lugar.

Na votação pelo júri, Felipe Rigoni e Tabata Amaral marcaram presença entre os 10 melhores deputados federais. Joenia Wapichana ganhou o segundo lugar na Categoria Especial Clima e Sustentabilidade e Tabata ficou na mesma posição na Categoria Especial Defesa da Educação.

Já pela escolha dos jornalistas, Alessandro Vieira está entre os 10 melhores senadores e Tabata Amaral é a terceira melhor deputada. Joenia Wapichana e Felipe Rigoni também estão entre os 15 melhores deputados escolhidos pelos profissionais da imprensa.

A premiação, que está em sua 13ª edição, tem como objetivo defender a valorização do Congresso Nacional e dos representantes do conjunto da sociedade.

Este ano, as parlamentares mulheres foram destaque, estando presentes em todas as categorias da premiação. Mesmo em minoria, 15% na Câmara e 14% no Senado, entre os 75 premiados, 31 foram mulheres.

Confira o resultado completo da premiação