Os representantes dos executivos municipais, formados pelo RenovaBR, assumiram uma gestão em meio a uma das maiores crises já enfrentadas pela população mundial: a pandemia de Covid-19. Muitos são os desafios, principalmente nas cidades, enfrentados pelos cidadãos e pela administração pública, visto que a crise atingiu diferentes setores e agravou problemas já existentes nos municípios brasileiros. 

A sociedade civil e, principalmente, os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente para combater o vírus, se encontram diante de situações precárias e os prefeitos buscam solucionar esse problema. É o caso de Eudes Araújo (MDB) que acompanhou o cadastro da população em programas de assistência social e investiu no atendimento de especialidades médicas que, antes, estavam reprimidas. Além de fornecer atendimento médico e odontológico, todos os dias, na cidade e, uma vez por semana, na zona rural e no distrito municipal. 

“Uma etapa cumprida na jornada que queremos: buscar um serviço público de qualidade, técnico e de muita atenção com as pessoas”, disse o prefeito de Novo Planalto/GO. Ele também investiu em programas como o “Academia da Saúde”, que conta com atendimento dos profissionais de psicologia, nutrição, terapia ocupacional e fonoaudiologia. A saúde da família planaltense é um dos pilares de atuação de Eudes e, assim como ele, Igor Santos (DEM) investiu no atendimento em prol da saúde da população de Paracatu/MG.

Em parceria com a iniciativa privada, o governo de Igor realizou um treinamento de atualização no atendimento a infectados pelo vírus da Covid-19. A ação objetiva a qualificação dos profissionais da linha de frente, para que estejam mais preparados para enfrentar a pandemia e garantir um melhor atendimento aos munícipes. Além disso, ele investiu na infraestrutura do antigo Hospital Santa Lúcia, onde será implementado o Centro de Especialidades Médicas, que irá atuar na recuperação pós-covid. “Trabalharemos incansavelmente ao longo destes 4 anos. E o novo tempo para todos já começou!”, destacou o prefeito.

O governo do vice-prefeito de Serra/ES, Thiago Carreiro (PDT), apostou na tecnologia para aprimorar o atendimento aos cidadãos. Através do Sistema de Agendamento On-line de Vacinação contra Covid-19, os serranos do grupo prioritário reservam vagas para receber a aplicação da dose, de maneira mais segura e eficaz não só para eles, como para os profissionais da saúde. 

Houve ainda um investimento na contratação de mais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e assistentes sociais para incrementar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além da contratação, por meio da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), de uma empresa especializada na prestação de serviços de plantão médico na Unidade de Pronto-Atendimento de Serra Sede e na Maternidade Municipal de Carapina. A medida reforçou o atendimento nessas unidades com mais de 80 médicos plantonistas. 

A Secretaria de Saúde ainda disponibilizou rede wi-fi nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Boa Vista, Feu Rosa, Serra Sede, Serra Dourada e Novo Horizonte. Enquanto esperam suas consultas ou aguardam para fazer exames, os usuários poderão acessar suas redes sociais, visitar sites, agendar e confirmar o seu agendamento, entre outras atividades. “Comprometimento, transparência e foco na modernização e digitalização dos serviços”, ressaltou o vice-prefeito.

Vacinação e fiscalização

Em Bezerros/PE, a prefeita Lucielle Laurentino (DEM), visando superar o colapso sanitário, executou uma série de ações. Seu governo reestruturou o Plano Municipal de Imunização Contra a Covid-19, implantou o Comitê de Gestão de Crise da Covid-19 e monitora tudo referente ao enfrentamento da pandemia (vacinas, dados, barreiras sanitárias, entre outros). 

No comércio e nas feiras livres, houve medidas que promoveram a conscientização da população acerca da pandemia e equipes da linha de frente foram treinadas e capacitadas para atender os munícipes. Além de práticas que colaboram com a transparência e a fiscalização, como levantamentos internos das condições estruturais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de toda a rede municipal e um Boletim Geral que detalha os casos de infectados pelo vírus. “A população bezerrense exigiu transparência no lidar com a coisa pública, trabalho e resolutividade dos problemas concretos do povo e firmeza no enfrentamento a corrupção sistêmica. É com esse compromisso que assumimos a Prefeitura”, disse Lucielle.

O governo do vice-prefeito de Dom Pedro/MA, Lucyan Rezende (PP), também apostou na fiscalização e equipou a Vigilância Sanitária para reforçar os meios de frear o contágio. As equipes visitaram locais de grande circulação de pessoas, como bares, e instruíram os proprietários de como conduzir as medidas de controle e contenção do vírus. Medidas de conscientização da população também foram adotadas, como a distribuição de máscaras, álcool e panfletos informativos que os instruem a se protegerem da pandemia. “Respeitemos as indicações e os cuidados das autoridades sanitárias”, reforçou Lucyan. No quesito da vacinação, o município ganhou destaque dentro do estado, ao ficar na 16ª posição das cidades que mais vacinaram proporcionalmente a quantidade de doses recebidas. 

Apoio a população

Major Renato (Republicanos), prefeito de Araguari/MG, investiu na educação e ofertou material de estudo impresso e eletrônico aos alunos da rede municipal de ensino. Ele também focou na infraestrutura das escolas e creches para atender com maior qualidade os estudantes, quando eles retornarem às aulas presencialmente. “No primeiro dia em que pudermos realizar às aulas com segurança, é o que queremos!”, disse o Major. O governo ainda criou uma horta comunitária, em terrenos baldios, para apoiar aqueles que perderam o emprego ou tiveram a renda comprometida.

O prefeito de Patos de Minas/MG, Luís Eduardo Falcão (PODE), garantiu um auxílio emergencial para o setor cultural da cidade, que varia entre algumas centenas de reais e atende cerca de 300 profissionais do ramo. Ele ainda distribuiu kits de alimentos para as famílias dos estudantes da rede municipal de ensino e tablets para os alunos do 1º ao 9º ano, para facilitar sua adequação ao ensino híbrido. “Nos casos em que não houver internet na residência, os pais e responsáveis poderão ir até as escolas para baixar os conteúdos e utilizá-los em casa”, observou o prefeito. 

Já em São Vicente/SP, o prefeito Kayo Amado (PODE) prorrogou o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS), além de solicitar a suspensão do corte de fornecimento de energia elétrica e água, em razão da falta de pagamento das contas de consumo. “A pandemia trouxe desafios inimagináveis para todos os gestores e todas as prioridades se resumiram em uma só: proteger a vida das pessoas. E é com este conceito, de fazer uma cidade para as pessoas, que avançamos um degrau a cada dia e, assim, São Vicente vai se tornando a cidade que tanto desejamos”, destacou Kayo.

Ele ainda deu início a “Feira Segura”, que garante a realização das feiras com todos os protocolos e medidas de segurança necessários e recomendados pelas agências sanitárias. “A feira livre é uma atividade essencial para os bairros da cidade porque garante a alimentação das famílias e precisava voltar a funcionar, mas com todos os cuidados de prevenção à Covid-19”, explicou o prefeito.


Quer conhecer ações de prefeitos no combate à fome? Clique aqui!