Umas das primeiras coisas que todo aluno do RenovaBR aprende é que é fundamental se orientar por dados e evidências. Em nossa rotina de trabalho a lógica não poderia ser outra. Por isso investimos cada vez mais em tecnologia e dados para garantir impacto, agilidade e uso eficiente de recursos. O setor de Análise de Dados do RenovaBR, criado em 2019 para dar conta da crescente necessidade de processamento de dados pedagógicos, agora passa a alimentar com informações de órgãos públicos as atividades de compliance e transparência da instituição.

Como destacou o fundador do RenovaBR Eduardo Mufarej em artigo publicado na última semana, é humanamente inviável manter um acompanhamento individualizado dos quase 2 mil cidadãos que já formamos. Foi justamente para se antecipar a isso que, no começo do ano passado, investimos na capacitação de nossa equipe em gestão e análise de dados. Darlan Dal-Bianco, responsável pelo setor, destaca sua importância: “Quando ampliamos nossa atuação, a tecnologia virou uma necessidade. Mesmo coisas simples como lançar notas ou enviar certificados se tornam extremamente complexas quando pensamos em milhares de alunos de centenas de cidades em todos os Estados do Brasil”.

O desafio é ainda maior quando se trata de compliance. O termo tem origem no verbo em inglês to comply e significa algo como “agir de acordo com um conjunto de regras”. O objetivo do compliance é estabelecer diretrizes de atuação para uma empresa ou instituição e evitar, detectar e tratar quaisquer eventuais desvios. A prática é fundamental para empresas privadas, mas é ainda mais importante para uma atividade sensível como a do RenovaBR.

Embora nosso papel na política seja focado em qualificação, a credibilidade, a transparência e a confiabilidade são elementos essenciais. Para garantir harmonia e efetividade à nossa atuação e reunir em uma mesma sala de aula pessoas com origens e posicionamentos tão diversos, é essencial que haja clareza sobre o que temos em comum: nossos valores. Para o RenovaBR, transparência e honestidade são princípios inegociáveis. Por isso, a instituição vem adotando novas regras de compliance a partir do estudo de boas práticas em diversos setores.

A Ouvidoria do RenovaBR já existe desde 2018 e funciona como um canal aberto a toda a população. Qualquer pessoa física pode utilizá-la para enviar uma denúncia relativa a um profissional, professor, aluno ou ex-aluno do RenovaBR. Todas as denúncias são analisadas individualmente pelo nosso Comitê de Ética e podem gerar punições que chegam até o desligamento da instituição. Os denunciantes podem ser anônimos, mas precisam oferecer elementos que sustentem as informações enviadas. Os citados têm garantidos o direito à ampla defesa e ao contraditório e são avaliados com imparcialidade e impessoalidade.

“Esse canal é um grande aliado do RenovaBR. Através dele, todo cidadão pode nos ajudar a fazer com que as premissas da instituição sejam respeitadas. Ao mesmo tempo, é fundamental que a gente tenha um processo claro, padronizado e transparente. É nosso papel dar o exemplo. O compliance não existe para garantir que nunca haja desvios de conduta, porque isso é impossível. Ele existe para que, quando ocorra, a instituição saiba o que fazer e aja com celeridade e justiça”, explica Rodrigo Cobra, responsável pelo setor no RenovaBR.

Com o apoio da área de Dados, a Ouvidoria passa a ter ainda mais eficácia. Se antes era preciso que uma pessoa física fizesse uma denúncia para que ela fosse investigada, agora qualquer informação amplamente publicizada por um órgão público que indique eventual desvio de conduta por alunos ou ex-alunos passa a ser tratada como denúncia e é inserida automaticamente no fluxo da Ouvidoria. Tudo com absoluto respeito à Lei Geral de Proteção de Dados e à privacidade dos envolvidos.