A diretora executiva do RenovaBR, Irina Bullara, media às 19h desta quinta-feira (30) uma live no canal do Youtube da instituição sobre propostas de redução de gastos dos parlamentares, servidores públicos e das próprias Assembleias Legislativas para a utilização destes recursos nas áreas da saúde neste momento de pandemia.

Os convidados da live são os deputados estaduais RenovaBR, Daniel José (NOVO/SP), Fabio Ostermann (NOVO/RS), o deputado federal RenovaBR Felipe Rigoni (PSB/ES) e a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania/DF). Todos os parlamentares possuem propostas de redução de gastos públicos para utilização e investimento nas demandas urgentes da população.

O deputado estadual Fabio Ostermann defende, desde o fim do ano passado, a redução do duodécimo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que economizaria muito dinheiro público, essencial para o momento que o Estado e o país enfrentam. Em São Paulo, Daniel José defende a redução dos salários dos próprios parlamentares e o corte de auxílios exorbitantes na Alesp.

Em Brasília, a deputada federal Paula Belmonte defende a utilização da economia das verbas de gabinetes no investimento de ações de combate e prevenção do Covid-19, além da redução dos salários dos próprios parlamentares.

Na mesma linha, o deputado federal Felipe Rigoni também destacou a necessidade do fim dos supersalários, que economizariam anualmente cerca de R$ 2 bilhões aos cofres públicos. Este valor equivaleria a compra de 16 mil respiradores ou 96 milhões de máscaras.

Em momento de grave crise e de contingenciamento para a população, é necessário que os próprios parlamentares deem o exemplo e combatam todos os privilégios.