Com o objetivo de espalhar conhecimento a respeito das eleições municipais e o apreço pela democracia através do engajamento digital, a escola de formação política RenovaBR lançou recentemente a iniciativa Voluntários da Democracia.

Em pouco mais de uma semana de existência, o projeto já conta com 689 pessoas inscritas de todo o Brasil. Ao todo, são 27 Pontos de Democracia divididos em grupos do WhatsApp por região, estado ou cidade.

Toda quinta-feira, a escola promove um encontro virtual via Zoom onde são discutidas as atividades dos voluntários e os próximos passos da iniciativa. Qualquer pessoa pode participar e ser um voluntário da democracia.

“Quanto mais pessoas comuns têm a coragem de acreditar na política e conhecem as regras do jogo, mais forte a democracia fica”, explica Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

Participe! A política só vai funcionar para pessoas comuns quando pessoas comuns estiverem na política.

Ação
Para ser Voluntário da Democracia, basta seguir quatro passos simples:

1- Participe de um Ponto de Democracia! Nos organizamos em grupos de Whatsapp espalhados por diversas cidades do Brasil. Neles você poderá conversar e conhecer outros voluntários e receberá informações e conteúdos de defesa da democracia para compartilhar nas redes sociais.

2- Faça uma postagem por semana! Como Voluntário da Democracia, seu objetivo é encorajar outras pessoas a acreditarem no poder do voto e compartilhar informações sobre as eleições. Passe conhecimento adiante e seja uma referência política nas redes.

3- Engaje mais pessoas! A capacidade dos cidadãos comuns de mudar a política é como um segredo que só se torna verdade quando todo mundo acredita nele. Convidar e encorajar mais pessoas a se tornarem voluntárias é um de nossos objetivos centrais.

4- Apoie candidaturas! Bons candidatos precisam do apoio de pessoas comuns. Escolha, divulgue, doe e se engaje nas campanhas em que você acredita. Só assim teremos políticos preparados e que atuem com independência.

Regras
Para garantir a harmonia e a efetividade de nossa atuação, temos quatro regras claras e inegociáveis:

Diversidade
Os Pontos de Democracia não são lugar de fazer campanha por candidatos, partidos ou ideologias. Queremos concentrar energias no que temos em comum: defesa da democracia e incentivo à participação de todo cidadão. Voluntários que desrespeitem essa regra serão orientados e a reincidência levará à expulsão do grupo. Naturalmente, todo voluntário tem o direito de defender os candidatos e partidos que preferir em suas próprias redes sociais.

Respeito
Não serão tolerados comentários ofensivos ou preconceituosos de qualquer natureza. Os pontos de democracia são espaços de aceitação das diferenças e respeito mútuo. Ofensas e ataques pessoais serão punidos com a expulsão do grupo.

Independência
Nenhum Voluntário da Democracia representa ou fala em nome do RenovaBR. Somos uma iniciativa formada por cidadãos independentes e autônomos. Os protagonistas dessa missão são os voluntários.

Privacidade
Sempre respeitaremos a privacidade e os dados das pessoas. Nunca incluiremos alguém em Pontos de Democracia sem seu consentimento ou usaremos informações pessoais sem sua permissão.

Todo Voluntário da Democracia se compromete a obedecer estas quatro regras. Caso presencie uma infração, registre e envie um alerta à nossa Ouvidoria.