Em parceria com a S2 Consultoria, líderes passaram por avaliação que identifica o nível de resiliência quando estão diante de dilemas éticos

A esperada renovação da classe política brasileira começa pela honestidade, sobretudo após o impacto gerado pelas escândalos recentes de corrupção. Os líderes do RenovaBR são preparados para fazer campanhas eleitorais sinceras, com propostas objetivas e planos que virem realidade.

Dessa maneira, além de analisar a competência técnica e intelectual, o RenovaBR avaliou em parceria com a S2 Consultoria – startup especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações – a capacidade de resistência das 134 lideranças quando expostos a situações que abrem espaço para conflitos éticos.

Por meio do Potencial de Integridade Resiliente (PIR), metodologia desenvolvida pela S2 Consultoria, o RenovaBR permitiu o aumento significativo da resiliência de suas lideranças a respeito de quatro temas relevantes: corrupção, apropriação indevida, demonstrações fraudulentas e assédio moral, sexual, corporativismo e preconceito.

As questões são de caráter absolutamente profissional, relacionadas a situações típicas do ambiente de trabalho, e abrangem desde temas como oferta de presentes ao uso de informações confidenciais.

De acordo com Mônica Rosenberg, liderança do RenovaBR e co-fundadora do Instituto “Não Aceito Corrupção”, o teste faz as pessoas perceberem que alguns comportamentos e situações aos quais os políticos estão sujeitos parecem normais, mas podem ter consequências graves. “São abordados temas como desvio de dinheiro, presentes de empresas e emprego de familiares no gabinete. Nesse sentido, o RenovaBR está criando uma cultura de redução de oportunidades de corrupção”, falou.

Alessandro Vieira, delegado de polícia em Sergipe há 17 anos com atuação destacada nas áreas combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, destaca que o teste contribui para que os líderes estejam preparados para virar a página da velha política. “Na minha rotina de trabalho lido com situações dessa natureza rotineiramente. Acredito que o teste foi muito positivo para a maioria dos participantes entender a importância da ética na política”, finaliza a liderança do RenovaBR.