Vitória tinha seis anos de idade quando se mudou para o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, mais conhecido como Prosamim, um complexo habitacional localizado no centro histórico da capital do Amazonas. Foi em 2006 que ela e mais de 200 famílias de baixa renda deixaram de morar em palafitas, moradias feitas de madeira e construídas próximas ao rio. Lá viviam em situação precária, sem saneamento básico, água potável e expostos a doenças.

“Eu aprendi a ler com 21 anos e não quero isso para nenhuma criança daqui. A educação ainda vai mudar o Brasil”

Com a melhoria na qualidade de vida durante os 13 anos da criação do Parque Residencial Manaus, os moradores começaram a desenvolver atividades sociais como o Projeto Cultural Leitura na Praça e como o nome mesmo já diz, era realizado em uma das praças dentro do complexo. O principal objetivo é incentivar a educação das crianças da comunidade onde todos os sábados era realizado reforço escolar, leitura de livros didáticos além de recreações lúdicas. Mas apesar do esforço para tentar manter o local em bom estado e o projeto funcionando, em 2014 tudo paralisou.

Durante cinco anos, a praça ficou abandonada se tornando um local para práticas de usuários de drogas. Os equipamentos da academia ao ar livre foram deteriorados, os bancos quebrados e o lixo tomou conta do local.

Foi pensando nisso que um dos alunos do RenovaBR da região incentivou moradores a arregaçarem a mangas para revitalizar o lugar, “A gente não podia deixar as crianças expostas às drogas, esse não é o caminho que deve ser seguido. Por isso a praça e o projeto são tão importantes para a comunidade, aqui é o ponto de encontro para alegria e educação”, destaca o idealizador do Leitura na Praça, Cesar Pantoja.

A ação é parte do curso de formação de novos políticos municipais do RenovaBR. A ideia é que os alunos coloquem em prática tudo o que estão aprendendo no RenovaBR Cidades, curso voltado para as eleições municipais, que acontecem em um ano.

A força de vontade dos moradores foi tanta que impactou também quem viu de fora, como foi o caso da Liliane de Almeida que inspirada pela prática do Renova Brasil, também decidiu fazer parte da revitalização. Por cerca de um mês, eles realizaram um trabalho em conjunto para fazer o levantamento de materiais e pessoas, além de se reunirem à noite para pintar, consertar e limpar a praça. Depois de muito empenho, o resultado foi exposto neste sábado, 05 de outubro, fazendo parte assim das 1,4 mil ações de renovação do #RenovarOBrasil. “Meu primo já morou aqui, então eu conhecia o local e fui convidada pelo César para ajudar na revitalização. Mostrei o projeto para o Renova e com o apoio da escola e de alguns voluntários conseguimos dar vida para a praça novamente”.

Para a Vitória que fez parte do início do projeto há mais de 10 anos atrás, esse é um momento histórico e muito importante, “a praça é o coração do Prosamim. O meu sentimento é de alegria por poder ver o local da minha infância todo pintado e bonito. Agora as crianças podem viver, o que eu vivi aqui”. Assim como a praça, o projeto também voltou a funcionar no mesmo dia, presenteando a comunidade com livros, recreações e a inclusão de coleta seletiva. “A praça ficou limpa e agora a gente tem lixeiras para colocar cada tipo de lixo”, destaca Sara, de 6 anos.

“Ter esse incentivo para nossos filhos nos deixa muito felizes, aqui eles têm reforço escolar e aprendem a ler. Ainda tem a coleta seletiva, que no meu caso, com três crianças fica bem mais fácil de ensinar a proteger o meio ambiente”, comenta a Andreia moradora do local.

Para os moradores, a praça é muito mais que um lugar de lazer, ela é na verdade forma de acesso a educação. “Eu aprendi a ler com 21 anos de idade e não quero isso pra nenhuma criança que mora aqui. A educação ainda vai mudar o Brasil”, encerra César.

 

Sobre o Prosamim

De acordo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus é cortada por 148 Igarapés, que são pequenas extensões de rio. Nessas margens encontramos muitas pessoas morando em casas conhecidas como palafitas, sem nenhuma condição de saude publica. Na maioria dos casos são amazonenses de baixa renda, oriundos do interior do Estado. Por isso em 2003 foi criado o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM), um projeto que integra obras de infraestrutura, saneamento e habitação para revitalizar essas áreas da cidade. Desde a inauguração da primeira etapa, em 2006, construiu e entregou 2.823 unidades habitacionais. Todas possuem abastecimento de água e estão ligadas à rede coletora de esgoto. Desde lá cerca de 14.115 pessoas deixaram de lançar diretamente nos Igarapés, 1.411.500 litros de esgoto sanitário e 11.292 quilos de lixo doméstico por dia.

 

Sobre a ação Renovar o Brasil

No dia 5 de outubro em todo país, 445 cidades de norte ao sul realizaram ações de renovação. Ao todo foram 1.400 sobre educação, saúde, assistência social, cultura, inclusão, meio ambiente, esporte, entre outros.